fbpx

7 dicas para com a lidar a ansiedade

7 dicas de lidar a ansiedade durante a Quarentena

Em diversos momentos da vida a necessidade de auto cuidado e auto observação se faz mais presente e necessária conforme desafios novos surgem.

 

Preparei algumas dicas para você lidar melhor com a ansiedade.

 

1. Desacelere por fora para desacelerar por dentro.

Quando você desacelera seus movimentos físicos, também está permitindo que sua mente também desacelere. Para fazer isso, dedique um tempo à fazer atividades diárias de uma forma mais presente. Seja cozinhar, lavar a louça, ou se dedicar à algo em sua casa.

 

2. Deixe um pouco de lado as notícias.

É fácil se envolver emocionalmente com as notícias. Podemos reduzir nossa sensação de impotência e incerteza ao não nos envolvermos muito com as notícias. No entanto, quando tiver contato com alguma notícia, sinta em seu corpo como você de fato se sente ao receber aquela informação.

 

3. Traga mais certeza para o seu dia.

Muitas vezes, as práticas de atenção plena nos ensinam a concordar com a incerteza, mas também é bom criar elementos de certeza com os quais sua mente possa contar. Tente criar uma nova rotina que se adapte à realidade da sua vida agora. Faça exercícios, cuide de seu sono e pratique meditação para se ater a hábitos saudáveis.

 

4. Para aliviar sua mente preocupada, tente a prática de três por três.

Observe três coisas que você pode ver, três coisas que você pode ouvir e três coisas que você pode sentir. Ou experimente de outra forma: expanda a prática para todos os cinco sentidos e concentre sua atenção em um sentido de cada vez.

 

5. Seja menos critico com você mesmo.

Lembre-se com cuidado de que não precisa comparar como está lidando com a crise e como os outros estão lidando. Em vez disso, observe quando surgem pensamentos de julgamento e apenas reconheça isto.

 

6. Faça uma verificação da realidade.

É de grande ajuda fazer as seguintes perguntas para saber o que é real.
“Esse pensamento é verdadeiro?”
“Como esse pensamento me faz sentir?”
“O que isso me faz querer fazer?”
“O que eu faria se esse pensamento não estivesse aqui?”

 

7. Expanda e ouça.

Se puder, saia, deite-se, olhe para o céu e ouça. Permita-se ficar à vontade e absorver todos os sons e imagens que o cercam.

Explore e experimente cada uma dessas sete práticas e veja o que você nota. E saiba que o que você está enfrentando agora, você não está sozinho.

 

Este texto foi adaptado a partir do post de Elisha Goldstein para o Mindful@Home

 

Para acessar práticas de Mindfulness que lhe trarão mais bem estar e calma, acesse nosso canal no YouTube.

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Artigos relacionados