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Como desacelerar? Mindfulness te ajuda

Mindfulness te ajuda a desacelerar

A sensação dominante é a de que não temos tempo para fazer tudo que precisamos. Sobram ideias, projetos e vontade; mas tempo, foco e energia são escassos. Nos sentimos a mil por hora porém a produtividade não é alta.


Ao mesmo tempo, sentimos lá no fundo que precisamos ir mais devagar.


Mas como desacelerar com todas as demandas ao nosso redor?

A Atenção Plena, ou Mindfulness, nos traz diversas possibilidades de vivermos o momento presente e desacelerarmos. E o melhor de tudo, sendo ainda mais produtivos e gastando menos energia.


Aqui vão algumas dicas de Mindfulness que certamente o ajudará a desacelerar:


1. Faça menos, faça melhor

Ser multitarefa parece estar na moda.

No entanto você já deve ter ouvido aquela máxima: menos é mais. Pois é, pesquisas científicas mostram que ser multitarefa não significa ser mais produtivo. O tempo que se gasta alternando entre uma atividade e outra é maior do que se você fizer uma atividade (bem feita) por vez. Além de evitar o retrabalho por diminuir as chances de erros, você estará concentrado naquilo que é prioridade e importante para o momento.

Portanto, foque no que é importante no momento e deixe o resto de lado – ao menos por enquanto.


2. Descubra seu ritmo

Conheça seu próprio tempo de fazer as coisas. Muitas vezes nos cobramos para sermos produtivos e achamos que devemos acordar às 5 horas da manhã e começar o dia logo cedo. No entanto, nem todos funcionam desta forma.

Cada corpo tem um ritmo, cada corpo tem uma forma de funcionar melhor. Respeite o que teu corpo está te pedindo e descubra qual é seu melhor ritmo.


3. Diminua os estímulos

Somos bombardeados de informação o dia todo e por todos os lados. Sempre que tiver a oportunidade desconecte-se em alguns momentos do seu dia. Isto inclui fazer as refeições em silêncio, sem a companhia de vídeos, podcast ou TV.

Quando fizer uma pausa no trabalho, olhe pela janela e admire a paisagem ao invés de olhar as notificações do celular.


4. Realmente esteja presente

Ao iniciar uma atividade realmente esteja presente. Seja uma conversa, um trabalho ou um afazer doméstico.

Muitas vezes estamos fazendo algo porém planejando como será a próxima atividade ou pensando sobre aquela conversa que tivemos com alguém.


5. Encontre pequenos prazeres

Dê um passo além de estar presente. Desfrute do que estiver fazendo, apreciando as sensações do seu corpo: Sinta, escute, cheire, veja.

Buscar ter prazer em cada atividade é a melhor maneira de quebrarmos o fluxo incessante de pensamentos.


6. Faça pausas

Entre uma atividade e outra, crie um momento de pausa para se observar. Apenas perceba como você está, sinta sua respiração. Isto muda totalmente seu dia. A prática P.A.R.A.R é uma ótima ferramenta para isto.


Todas estas dicas acima são práticas informais de Mindfulness, maneiras que você pode desenvolver a Atenção Plena no seu dia a dia e ao mesmo tempo desacelerar.


Ao realizar atividades de maneira consciente e presente, você sai do piloto automático, deixa de lado o modo FAZER e entra no modo SER.

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