fbpx

Como ter mais prazer ao cozinhar? Atenção Plena na cozinha

Cozinhar pode ser uma paixão ou motivo de tensão

Cozinhar desperta paixões e tensões. Há aqueles que amam cozinhar e aqueles que se puderem passam longe do fogão.

 

Em comum, todos concordam que cozinhar é uma arte e requer uma série de habilidades e aptidões.

 

Temos passado bastante tempo na cozinha durante a quarentena devido ao novo Coronavírus e isto fez com que quase todos tivessem que encarar a cozinha por mais tempo do que estavam acostumados.

 

Como você tem lidado com isto?

 

Cozinhar pode e deve ser um ato de prazer e de descobertas.

 

Entrar na cozinha é uma ótima oportunidade para desenvolvermos a Consciência Plena e trazer alguns princípios do Mindfulness para o ato de preparar nossa comida e daquele que amamos.

As atitudes fundamentais do Mindfulness são totalmente aplicáveis ao cozinhar.

 

Vamos explorar algumas:

 

Mente de Principiante (Curiosidade)

Por que não explorar novos alimentos e novos temperos?

Por que não se arriscar em novas receitas?

Sair do que é conhecido e dos padrões habituais é uma maneira de exercitarmos a curiosidade, a abertura ao novo e sermos surpreendidos pelas belezas e delicadezas da vida.

Ter um Mente de Principiante é ter uma atitude de curiosidade perante às situações, é buscar o novo, fazer coisas de uma maneira diferente.

 

Paciência

Quem cozinha sabe que fazer com pressa não dá certo. Um prato rápido não significa cozinhar com pressa. Tudo na vida requer paciência e respeitar o tempo de cada coisa. Na cozinha esta é uma máxima verdadeira, cada alimento tem um tempo de cozimento diferente e ao planejarmos adequadamente a preparação da nossa refeição, todo o processo pode fluir em perfeita harmonia. Paciência na cozinha é como uma dança, fazemos tudo fluir com naturalidade.

 

Generosidade

O ato de cozinhar é um ato de doação. Estamos transformando o alimento através da nossa energia e do nosso tempo em nutrição e saúde para nós e outras pessoas que amamos. Abra-se à este ato de generosidade a si mesmo e aos outros.

 

Atenção Plena aos sentidos

Ao cozinhar estamos utilizando todos nossos sentidos, portanto, esteja presente nas sensações do seu corpo. Exercite sua presença através dos sentidos. Desta forma, cozinhar torna-se uma atividade nutritiva, ao invés de cansativa.

 

Estas pequenas mudanças de atitude podem transformar a sua relação com o ato de cozinhar, te proporcionando prazer e gosto por esta atividade tão essencial para nossa vida e de nossa família.

 
Cozinhar e Mindfulness

Em um programa de 8 semanas de Mindfulness nós desenvolvemos habilidades de presença e consciência através de práticas como o cozinhar com atenção plena, comer com atenção plena e caminhar com atenção plena. Se você tem interesse em conhecer mais sobre um programa de mindfulness, te convido a visitar este link.

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Artigos relacionados