fbpx

Dicas Mindful para a Quarentena

Dicas Mindful para a Quarentena

Lidar com o Isolamento Social tem sido um desafio para todos nós.

 

Muitas vezes nos sentimos sozinhos, em outros momentos bate a ansiedade por não podermos realizar nossas atividades ou trabalho, ou também sentimos medo por estarmos enfrentando uma situação desconhecida.

 

Preparei uma série de dicas de como lidarmos melhor com situações diárias que todos temos enfrentado.

 

ESTEJA CONSCIENTE DO QUE VOCÊ CONSOME

Você tem se sentido ansioso ao entrar em contato com as notícias?

 

Informação em excesso pode gerar ansiedade. Repense seus hábitos e impulsos em ver notícias a todo momento.

 

Estar o tempo todo conectado não vai necessariamente torná-lo mais informado. Provavelmente você terá contato com informações repetidas, sem sentido, algumas vezes até mesmo exagerada.

 

Além disso, manter-se conectado o dia todo pode gerar um sinal de constante alerta, prejudicando sua capacidade de relaxar.

 

Uma boa opção para quem não quer ficar alheio ao mundo e quer manter-se informado é escolher apenas uma vez ao dia para se ver notícias. Com certeza já será suficiente para você acompanhar tudo que está acontecendo. E neste momento, procure estar presente e consciente de como você se sente, as alterações emocionais e sensações físicas que ver aquelas informações lhe causam.

 

Lembre-se que você tem total capacidade de controlar e filtrar o quanto de informação chega até você.

 

BUSQUE ATIVIDADES QUE TE TRAGA SATISFAÇÃO E MANTENHA-SE ATIVO

Nosso cérebro tem de bilhões de ligações neurais e precisamos mantê-lo ativo para que esteja saudável, alerta e com vivacidade.

 

Ficar inativo pode causar uma sensação de vazio, de profundo desânimo.
Engaje-se em atividades manuais e atividades físicas.

 

Manter o corpo ativo é o primeiro passo para nossa mente manter-se atenta e presente. Movimente-se!

 

Exercício físico libera hormônios responsáveis pelo prazer e alegria, como endorfina, serotonina e dopamina.

 

Em tempo…
Ócio Criativo é bem vindo. Permitir-se um tempo de relaxamento, de contemplação é saudável e cria espaço interno para que tenhamos uma melhor compreensão de nossas vidas.

 

MANTENHA UMA ROTINA INTERESSANTE E SAUDÁVEL

Um mínimo de rotina nesses momentos ajuda muito. Uma rotina ajuda a manter nossos objetivos e metas em vista.


Aproveite esse momento para conectar-se com seu Propósito.


Organize seu dia para que você tenha um tempo destinado ao trabalho, à família, ao lazer, à aprender coisas novas, à atividade física.

 

CONECTE-SE COM AQUELES A SUA VOLTA

Este é o momento de compreendermos de fato como somos todos Interconectados e Interdependentes.

 

Sua individualidade é importante neste momento, sem dúvida. Mas olhe ao redor e perceba como estão todos à sua volta.

 

A começar por aqueles que moram com você. Como eles estão se sentindo? É possível de alguma forma oferecer algo para ajudá-los?

 

E as pessoas que você é próximo? Familiares e amigos.


Conecte-se com eles. Isolamento social não significa isolamento emocional. Esteja mais presente do que nunca para todos que você ama.

 

E também olhe para as minorias. Para aqueles que podem estar em situação mais delicada. Sem poder trabalhar, doentes e ainda mais suscetíveis ao perigo de contaminar-se.


Como ajudá-los? Como ser empático e compassivos com eles?

 

CUIDE DE SEUS PENSAMENTOS

Nossa mente tem a tendência em se fixar mais em pensamentos e fatos negativos do que nos positivos.


Ficarmos presos na corrente de pensamentos que surgem a todo instante pode ser angustiante e causar ansiedade, medo. Isto é um fato.


Por outro lado, se começamos a valorizar pequenos momentos de prazer, de alegria e sermos gratos por pequenas coisas, nosso cérebro começa a mudar de padrão. É como criar um novo hábito, vem a partir da prática e da constância.


Se perceber que está sendo tomado por muitos pensamentos negativos, olhe a sua volta e agradeça por tudo que tem. Ou busque fazer uma atividade que te traga prazer. Conversar com amigos e familiares também é uma ótima solução.


Esteja atendo aos seus pensamentos e cuide-se, por dentro e por fora.

 

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Artigos relacionados