fbpx

Qual a sua dose de Felicidade hoje contra o Viés da Negatividade?

Felicidade e viés da negatividade

Temos a tendência a ficar mais impactados com fatos ruins que acontecem em nossa vida do que aos fatos positivos. Se a grande parte do nosso dia foi ótimo e apenas uma única coisa deu errado, ficamos presos a este fato e lamentamos como se nosso dia tivesse sido em vão – e isto interfere em nossa felicidade.


Isto se chama Viés da Negatividade. Ou seja, nossa mente registra com mais facilidade e intensidade as experiências negativas do que as positivas.
É uma qualidade da nossa mente que por milhares de anos nos ajudou a evoluir, pois o ser humano evoluiu através da sua percepção de medo e perigo, além disso, sempre aprendeu com seus erros e com as dificuldades que enfrenta em seu meio.

Parece bem desanimador saber disso, não é? Mas o que fazer então?

O melhor remédio para o Viés da Negatividade é nos tornarmos conscientes – ao longo do dia – de todos os pequenos momentos de alegria, de prazer, de satisfação que temos.


Simples atitudes como por exemplo:

  • Comer uma fruta prestando atenção em seu sabor,
  • Tomar água consciente de que está bebendo um líquido importante e vital para sua saúde,
  • Admirar as belezas naturais que cruzam a todo momento nossos caminhos, seja um pássaro que pousa na janela ou uma árvore florida na rua,
  • Ser grato por sua vida, sua casa, sua família.

 

Estar consciente de pequenos momentos em nosso dia é uma ótima técnica para quebrar o ciclo de pensamentos negativos que tendem a permanecer em nossa mente.

Qual a sua dose de felicidade hoje?
Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Artigos relacionados