Meditar pode te ajudar a lidar melhor com as preocupações, com a mente acelerada e com o excesso de pensamentos. Neste post eu te mostro como.
Excesso de pensamentos
Muitos de nós sofremos com a mente acelerada, vários pensamentos e preocupações chegando como um turbilhão em nossa mente.
Este talvez seja um dos principais sintoma dos nossos tempos causados pelo excesso de informação, culto da hiperprodutividade e falta de descanso apropriado.
A meditação com base na Atenção Plena (Mindfulness) é uma poderosa ferramenta que nos ajuda a lidar com este excesso de pensamentos.
Um trem chamado pensamento
Vamos começar com uma história para ilustrar melhor o que quero te contar:
Imagine que você está em uma plataforma e entra em um trem sem você saber qual é o seu destino. Você pode até embarcar nele mas não saberá ao certo onde ele está te levando, certo?
Agora, imagine que um trem é como um pensamento. A todo momento um novo pensamento chega à sua consciência e você não sabe ao certo onde ele pode te levar.
Com que frequência você embarca em um trem-pensamento e é levado para um lugar que não pretendia ir ou que nem sequer gostaria de estar?
Alguns pensamentos, principalmente aqueles negativos, ligados à ansiedade e a preocupações, podem nos levar a lugares indesejados e até mesmo de difícil retorno.
A prática da meditação te ajuda a abandonar o hábito de embarcar em pensamentos indesejados.
Ou pelo menos, perceber quando embarcou em um trem indesejado e descer na próxima estação.
A partir da meditação você se torna consciente dos trens-pensamentos chegando na estação e decide se vai embarcar neles ou não.
Trens, assim como pensamentos, chegam e partem a todo momento. Você pode escolher em qual deles vai embarcar ou não. E se perder algum, pode embarcar no próximo com o mesmo destino, pois eles sempre retornam.
Ou seja, a meditação te dá a possibilidade de escolha.
Outras formas de falar sobre meditação
Esta analogia do trem pode ajudar a compreender melhor os benefícios da meditação para uma mente inquieta e com pensamentos excessivos.
Meditação é simplesmente tornar-se consciente dos pensamentos chegando e passando, um a um, com suas próprias histórias, formas e intensidades.
Meditar é ter opção e escolha – com qual pensamento você vai se engajar e se vai realmente engajar com ele naquele momento.
A prática da meditação regular ajuda a trazermos mais tranquilidade para nossas vidas e nos oferece a opção de escolha em relação à como reagimos ao que se passa em nossa mente e até mesmo a opção de não nos engajarmos com tudo que “rouba” nossa atenção.
O que você achou desta explicação? Te ajudou a compreender um pouco mais sobre a meditação?
Eu tenho alguns outros posts aqui no blog falando sobre meditação, mindfulness e como lidar com o excesso de pensamentos e preocupações excessivas, dê uma olhada neles também!
Eu estou aqui para te ajudar a encontrar o equilíbrio e a leveza por meio da Meditação, Mindfulness e Yoga. Dê uma olhada em outros posts aqui do blog e no meu instagram @rodrigofuruta, e qualquer coisa, é só me mandar uma mensagem em alguma das minhas redes!
Vamos juntos!