fbpx

A vida se tornou cansada e preguiçosa?

Mente de Principiante

Quando vivemos o momento presente com uma atitude “cansada e preguiçosa”, perdemos muitas das maravilhas e riquezas que estão disponíveis para nós naquele instante. Deixamos passar todas as oportunidades de encantamento que a vida nos oferece a cada segundo, os “presentes” que recebemos a todo momento.

 

Na prática de Mindfulness buscamos cultivar o que chamamos de “Mente de Principiante”, um treinamento para vivermos o dia dia com uma atitude mais receptiva e curiosa. Muitas vezes tomamos decisões baseadas em juízos de valor como bom/ruim, bem/mal, gosto/não gosto, quero/não quero.

 

Apesar desses julgamentos estarem naturalmente envolvidos em nossas tomadas de decisões, há o perigo de estarmos presos às nossas “lentes do passado” e agindo no piloto automático. Isto acontece, por exemplo, quando evitamos uma pessoa que tivemos algum problema no passado e não damos a oportunidade de ouvi-la no momento presente, sem saber se a pessoa mudou, se nós mudamos e sem considerar que a situação atual é totalmente diferente.

 

No cultivo da Mente de Principiante procuramos:

 

  • Experenciar as diferentes situações da vida como se fosse a primeira vez e assim nos abrirmos para infinitas possibilidades;
  • Manter uma atitude aberta diante de situações e pessoas, deixando de lado nossa mente de especialista – que tudo sabe – e nos abrimos para uma escuta atenta e receptiva, com intuito de aprender e se permitir considerar diferentes pontos de vistas;
  • Olhar para tudo (objetos e experiências) como uma criança faz ao descobrir o mundo pela primeira vez. Se emocionando com pequenas descobertas e experiências;
  • Em vez de tentar resolver todas as coisas, praticar estar em paz com o estado de não saber. Desta forma, aprendemos a relaxar diante de certos desafios e não a encará-los com ideias preconcebidas do que acontecerá;
  • Em vez de basear suas percepções e decisões considerando as experiências passadas, juízos de valor e suposições, a atitude de Mente de Principiante nos convida a descobrir as coisas como elas realmente são.
  •  

Diariamente podemos nos recordar que se inicia um dia totalmente novo e não há necessidade de repetir padrões e comportamentos do passado. Por mais desafiador que isso seja, pequenas atitudes e pequenas mudanças de olhar nos ajudam a construir uma vida mais plena e significativa.

A prática de Atenção Plena nos ajuda com isso.

 

“Há muitas possibilidades na mente do principiante, mas poucas na do perito.” (Shunryu Suzuki – “Mente Zen, mente de principiante”)

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Artigos relacionados