fbpx

Como manter uma mente saudável?

Como manter uma mente saudável?

O que mantém nossa mente saudável? Qual seria a dieta ideal para nossa mente? Nutrientes? Vitaminas? Ou existe algo diferente?

 

Como você nutre sua mente?

Talvez você já tenha tido a sensação de sua mente não está descansada. São tantos pensamentos e estímulos a todos os momentos do dia, que às vezes nem quando tiramos um tempo para descansar nos sentimos descansados de verdade. É como se nossa mente estivesse desnutrida, fraca e cansada. Não é?

 

Mas qual é então o segredo de uma mente saudável e nutrida?

 

O nosso corpo físico precisa de ar – oxigênio – para se manter nutrido e energizado.

Já as plantas precisam de luz.

A nossa mente no entanto, se nutre do silêncio.

 

Vivemos sob uma dieta constante de estímulos, barulhos e ruídos e a maioria deles é descartável e não nos acrescenta em nada.

Todo este estímulo visual e sonoro apenas drena nossa energia ao desviar constantemente nossa atenção para diferentes direções a todo instante.

 

É como se nossa mente vivesse sob uma dieta à base de fast food, com muita caloria e energia mas poucos nutrientes de verdade.

 

E toda essa aceleração e excesso de estímulos faz com que mesmo que não haja muitos sons ao nosso redor, nossa mente continua incessantemente discursando sozinha, produzindo mais e mais barulho pois a agitação já continua presente.

 

Isso para muitas pessoas acaba se tornando algo extremamente cansativo e desgastante, mesmo que não percebamos.

 

O Poder do Silêncio

 

A resposta para a questão no começo deste texto é simples: podemos nutrir nossa mente com silêncio.

 

O Silêncio tem o poder de oferecer um momento de respiro para nossa mente, de dar energia e vitalidade, de dar possibilidade.

 

O silêncio nos proporciona ESPAÇO

 

E para este tipo de silêncio não precisamos nos isolar no meio das montanhas ou da floresta, podemos experimentá-lo em qualquer lugar, porque o mais importante não está no ambiente e sim dentro de nós, no que cultivamos em nossa mente.

 

Se trata de um silêncio interno, um aquietar da própria mente, dos pensamentos e das emoções. Um silêncio interno que surge quando voltamos nossos sentidos para dentro.

Este tão desejado silêncio vem através da presença.

 

Algo que pode te ajudar a cultivar estes momentos de presença e experimentar este silêncio interno é a meditação. A partir de práticas meditativas podemos começar a treinar nossa atenção e nossa mente para reduzir os ruídos neste mundo tão cheio de estímulos.

 

Meditação com base na Atenção Plena (Mindfulness) é uma excelente ferramenta para aquietar e nutrir nossa mente, para criar a possibilidade de silêncio interno através da introspecção dos nossos sentidos.

 

Eu estou aqui para te ajudar a encontrar o equilíbrio e a leveza por meio da Meditação, Mindfulness e Yoga. Dê uma olhada em outros posts aqui do blog e qualquer coisa, é só me mandar uma mensagem em alguma das minhas redes!

 

Vamos juntos!

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Artigos relacionados