fbpx

Como as atitudes de Mindfulness te ajudam a ter uma boa noite de sono?

boa noite de sono

Você também tem dificuldade em ter uma boa noite de sono? Algumas atitudes de Mindfulness podem te ajudar!

 

Primeiramente, o que são atitudes de Mindfulness?

Se você já teve algum contato com Mindfulness provavelmente ouviu falar sobre as 9 atitudes de Mindfulness.

 

Estas atitudes são na verdade qualidades mentais que devemos cultivar para o desenvolvimento da Atenção Plena (Consciência Plena).

 

Elas foram sistematizadas por Jon Kabat Zinn em seu programa de redução de stress baseado em Mindfulness (MBSR) e são amplamente utilizadas nos programas de Mindfulness.

 

Dificuldade para dormir bem?

Em épocas em que estou mais ansioso, o primeiro a ser afetado é meu sono. Posso até conseguir pegar no sono, mas passo a noite toda com o sono leve e a sensação de que estou meio acordado e meio adormecido.

Ou senão acordo no meio da madrugada e depois tenho dificuldade em dormir novamente.

 

Quando isso acontece, procuro aceitar o quanto antes que não vou dormir com tanta facilidade, deito-me de barriga para cima e respiro sentindo o abdômen se mover.

 

Fico ali, sentindo o abdômen subir e descer, cultivando a paciência… sentindo meu corpo, soltando qualquer controle e permitindo que ele relaxe, confiando que meu corpo sabe o caminho do sono. Geralmente funciona, e mesmo que não seja uma noite de sono maravilhosa e eu não acordar super disposto, ao menos sei que fiz o que pude, cultivei um estado mental positivo e não me julguei por estar ansioso.

 

Nesta prática que acabei de descrever, existem diversas atitudes de Mindfulness sendo cultivadas que podem nos ajudar a dormir melhor, ajudando a mudar a chavinha quando estamos com dificuldade para pegar no sono.

 

Mudando a chavinha quando o sono não vem

Existem muitas técnicas, chás e dicas para nos ajudar a dormir melhor, inclusive, já tenho alguns posts aqui no blog sobre o assunto, mas desta vez, quero trazer algumas mudanças de mentalidade para também nos ajudar, dê uma olhada nas atitudes de Mindfulness abaixo e tente aplicá-las da próxima vez que tiver dificuldade para dormir:

 

  • Seja iniciante: lembre-se que cada noite é uma nova noite, não vá para a cama presumindo que terá dificuldades para dormir. Esteja aberto para experimentar algo diferente;

 

  • Não force: o sono é um processo que não pode ser forçado. Em vez disso, permita que ele se desdobre naturalmente. Tentar dormir mais caso o sono não estiver vindo não vai ajudar muito e provavelmente só vai te causar mais estresse;

 

  • Não se julgue: é fácil julgar que estar acordado, rolando na cama é algo ruim, especialmente se você não vem dormindo bem por várias noites seguidas. Em vez de rotular como bom ou ruim, talvez seja mais interessante sentir empatia por você e tentar ser menos crítico com você mesmo;

 

  • Aceite: reconhecer e aceitar seu estado atual é um primeiro passo importante para ter a opção de escolher como reagir. Se você aceita que o sono não virá logo, por que não sair da cama e passar um tempo na sala? Passar longos períodos acordado na cama pode fazer com que você se acostume a ficar acordado nela;

 

  • Confie: acredite que sua mente e seu corpo sabem o que você precisa. Além disso, confie que ambos conseguem se auto-regular e autocorrigir. Confie no seu sistema de sono e deixe-o trabalhar por você;

 

  • Seja paciente: se você esteve em um ciclo de insônia nos últimos dias ou semanas, pode levar algum tempo para que a qualidade e a quantidade do seu sono voltem a um ritmo mais natural, seja paciente consigo mesmo.

 

Estas ideias te ajudaram? Tente aplicá-las da próxima vez que se ver rolando na cama como dificuldade de pegar no sono!

 

Quer receber um áudio de relaxamento para dormir?

Se você tem dificuldades com o sono e gostou deste conteúdo, me envie uma mensagem abaixo que eu te enviarei um áudio desta prática!

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Artigos relacionados