fbpx

Mitos da Meditação

mitos da meditação

Você provavelmente deve ter algumas ideias e crenças construídas em relação à meditação já que a prática se tornou algo amplamente conhecida. Apesar desta popularização ser ótima para que mais pessoas tenham acessam à prática, existem alguns mitos sobre a meditação que mais atrapalham do que ajudam quem está iniciando na prática.

 

Para te ajudar, vou desmistificar 4 crenças que talvez você já tenha ouvido sobre a meditação:

 

1- Você não vai parar seus pensamentos:

Em algum momento você já deve ter ouvido falar que meditar é “não pensar em nada”, ou até mesmo pode ter ouvido em alguma meditação guiada “tente não pensar em nada por um momento”. Mas não é bem por aí…

 

Apesar de eventualmente termos momentos de profunda introspecção e paz interior durante a meditação, forçar não pensar em nada pode acabar te levando a ainda mais agitação mental.

 

Parta do princípio de que enquanto existe mente, existe movimento e é normal ter algo ocupando sua mente a todo momento. O que procuramos fazer na meditação, no entanto, é direcionar nossa atenção para algum elemento específico, ou melhor, escolher onde estamos prestando atenção.

 

No caso das práticas de Mindfulness, geralmente estamos prestando atenção em nossa respiração e nas sensações do nosso corpo, isto no possibilita criarmos consciência quando surgem pensamentos.

 

2- Você não vai se livrar de todos seus problemas:

Talvez você não goste muito de ler isto, mas é um fato e tenho que te alertar. Meditar não vai fazer com que seus problemas sumam um por um e quanto mais você meditar, menos problemas terá.

 

É triste, mas a verdade é que eles vão continuar exatamente no mesmo lugar e do mesmo jeito.

 

O que posso te prometer é que você vai olhar para eles de outra forma, vai lidar com eles de outra maneira e ter a possibilidade de reagir à eles de maneira muito mais leve, positiva e saudável;

 

3- Você não vai ganhar super poderes:

Sabe a imagem daquele guru levitando que você já deve ter visto rodando por aí? Não acontece nada disso não.

 

Infelizmente tenho que te dizer que isto não vai acontecer com você ao meditar. Seria legal ser tipo um X-men, Avengers, mas não espere isso da meditação, beleza?

 

4- Fique tranquilo, você não estará treinando para virar um monge:

Começar a meditar não quer dizer que você está tentando se tornar um monge, muito menos que um dia vá se tornar um. Você não vai precisar fazer jejum, voto de silêncio ou de castidade, nem se mudar para um monastério.

 

O mais provável é que você continue a fazer tudo que você faz hoje e vá apenas mudar os hábitos que não te fazem bem (aqueles que você tiver vontade mudar).

 

Portanto, não vincule o ato de meditar à necessidade de uma grande mudança em seus hobbies ou estilo de vida.

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

 

E então, ter contato com estas verdades te deixou decepcionado ou te trouxe alívio?

 

Se tiver ficado decepcionado, não foi esta minha intenção, mas é importante alinhar suas expectativas e trazer os pés pro chão.

Se tiver sentido alívio, que bom! Você já está um passo à frente para começar a meditar ou avançar na prática!

 

Eu estou aqui para te ajudar a encontrar o equilíbrio e a leveza por meio da Meditação, Mindfulness e Yoga. Dê uma olhada em outros posts aqui do blog, e qualquer coisa, é só me mandar uma mensagem em alguma das minhas redes para saber mais sobre cursos, aulas e atendimentos.

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Artigos relacionados