fbpx

Um pouco da minha jornada

Rodrigo Furuta

Escrevo este post para me apresentar melhor e contar um pouco da minha história e o que me trouxe até aqui. É um prazer poder compartilhar com você.

 

Durante a adolescência tinha interesses diversos e me aproximei muito do Cinema. Achava mágico, profundo e transformador histórias bem contadas na tela do cinema e da televisão.

 

Tinha muito interesse em estudar algo ligado a conhecer melhor o ser humano e compreender a vida.

 

Escolhi estudar Administração de Empresas achando que seria uma forma de relacionar-se com mais pessoas e ao mesmo tempo ter uma carreira promissora. Estudei em uma ótima universidade, a Estadual de Londrina e conheci ótimas pessoas além de ter adquirido conhecimentos em áreas bem diversas e interessantes.

 

Porém ao me graduar, confesso que estava decepcionado com o eminente rumo de minha vida e seguindo meu instinto explorador fui morar em Londres. Uma experiência enriquecedora que durou 2 anos, inúmeras viagens e uma enorme abertura ao novo e desconhecido.

 

O conhecimento e experiência que adquiri neste tempo me possibilitaram realizar o sonho de trabalhar com produção audiovisual quando retornei ao Brasil e fui morar em São Paulo. Foram anos de muitas descobertas e aprendizados, no entanto também pude compreender que não era bem o caminho que buscava. O que eu precisava era uma maneira de integrar de forma mais profunda meu trabalho com minha busca de desenvolvimento pessoal e espiritual.

 

Posso seguramente dizer que estava em uma crise existencial, em que questionava onde minhas decisões estavam me levando e perguntava em quais momentos deixei de ouvir meu coração em detrimento da razão.

 

Em 2008 conheci a meditação e desde meu primeiro contato senti uma grande familiaridade com este universo. Algo me conectou fortemente e o universo que se abriu diante de mim me fascinou.

 

O Yoga veio como consequência natural da prática. Ao longo destes anos pratiquei e estudei diferentes estilos de Yoga e Meditação e pude experimentar profundas transformações em mim mesmo. Porém foi na meditação Vipassana e no Mindfulness que encontrei meu caminho de autoconhecimento e aprofundamento, tendo realizado diversos retiros e cursos de meditação em silêncio ao longo destes anos.

 

Em 2015 – já dava aulas de Yoga há 2 anos – decidi me aventurar e me aprofundar em meus estudos e práticas. Passei 6 meses na Índia praticando Yoga e Meditação em diversos ashrams e monastérios; e visitando lugares sagrados do Hinduísmo e Budismo.

 

Entre toda estas experiências profundas e de autoconhecimento pelas quais passei nesta viagem, talvez a mais marcante e profunda tenha sido sobreviver à um forte terremoto no Nepal. Foram dias de incerteza e insegurança, dormindo na rua e sem comer direito mas graças ao acolhimento de uma amorosa família à qual sou eternamente grato, pude retornar à Índia e continuar meu caminho com saúde.

 

Nos anos seguintes continuei morando em São Paulo e dando aulas e cursos em diversos lugares. No entanto, morar na capital já não estava em meus planos há algum tempo e após algumas tentativas finalmente tive sucesso em me mudar para um novo desafio.

 

Em 2019 minha esposa e eu nos mudamos para Santos e desde então atuo com aulas, cursos, palestras e workshops tanto presencialmente como online. Desta maneira tenho a oportunidade de espalhar estas práticas para mais pessoas com meu projeto de desenvolvimento humano e saúde mental.

 

Desde 2013 venho compartilhando meus conhecimentos em Yoga, Meditação e Mindfulness em São Paulo e atualmente em Santos e pela Internet.

 

Além de grupos de Yoga, programas de Mindfulness e atendimentos individuais, atendo o corporativo e tive a oportunidade de trabalhar com empresas como Asics, Volskwagen, Gol, VR Refeições, Shopee, Danone, Rexona, entre outras. 

 

Sempre me envolvi com estudos de diversas naturezas e entre minhas principais formações, costumo destacar algumas em especial:

 

  • Graduação – Administração de Empresas – Universidade Estadual de Londrina – Conclusão em 2006
  • Pós-Graduação – Comunicação – Fundação Casper Líbero – Conclusão em 2012
  • Curso de Formação – Instrutor em Yoga – Sivananda International Vedanta Center (Brasil) – Conclusão em 2013
  • Extensão Acadêmica – Anatomia do Yoga – UNIFESP – Conclusão em 2013
  • Curso de Formação – Mestre em Yoga – Sivananda International Vedanta Center – India – Conclusão em 2015
  • Curso de Especialização – Filosofia do Yoga – Instituto Paulista de Sânscrito – Conclusão em 2016
  • Curso de Especialização – Psicologia Junguiana – Instituto Numen – Conclusão em 2018
  • Curso de Especialização – Instrutor de Mindfulness – Mindfulness Trainings International – Conclusão em 2019
  • Curso de Especialização – Certificação em Psicologia Positiva – Wholebeing Institute – Conclusão em 2021

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Artigos relacionados