fbpx

Como desacelerar para ter uma boa noite de sono

Como desacelerar para dormir bem?

Você se sente acelerada e com ansiedade na hora de dormir? Tem dificuldade de dormir bem a noite toda e precisa desacelerar?

 

Neste post compartilho algumas dicas para ter uma melhor noite de sono e práticas de mindfulness que irão te ajudar.

 

A importância de dormir bem está alinhada não só a sensação de relaxamento que experimentamos após uma boa noite de sono, mas é durante a noite que nosso corpo desempenha importantes funções restauradoras, fazendo com que consigamos repor nossas energias e regular nosso metabolismo e produção de hormônios, mantendo nossa saúde em dia como um todo.

 

No entanto, a mente acelerada e agitada após um dia intenso de trabalho por vezes parece ser impecilho para que consigamos desligar e dormir um sono profundo.

 

Uma boa noite de sono é construída por hábitos cultivados ao longo do dia.

Aqui compartilho algumas dicas que podem ser inseridas no cotidiano:

 

1 – Não bagunçar seu relógio biológico: estabelecer horários para dormir e acordar, e tentar se manter neles sem variar muito o horário, até mesmo nos fins de semana, onde é interessante não ultrapassar mais de duas horas da sua rotina semanal.

 

2 – Cuide das bebidas estimulantes: não ingerir bebidas estimulantes, como o café, chás com cafeína e bebidas alcoólicas próximo a hora de dormir. Pode ser interessante estipular um horário máximo para a ingestão destas bebidas, entre as 15h e 18h, dependendo da sua rotina.

 

3 – Preste atenção à luminosidade: O cérebro se baseia na iluminação para mandar sinais de alerta ou relaxamento para o corpo. De forma que, tentar utilizar luzes e cores mais quentes no quarto e dormir com o ambiente o mais escuro possível, podem ajudar.

 

4 – Cuide da sua alimentação noturna: Dê preferência para alimentos mais leves na parte da noite, e tente se alimentar até 3 horas antes de ir dormir.

 

5 – Mantenha-se o mais longe possível das telas: Lembra do tópico 3, sobre luminosidade? Ela também está presente nos aparelhos eletrônicos que usamos. A luz azul emitida pelas telas inibe a produção de melatonina, hormônio importante para o sono. É possível mudar a configuração de tela dos aparelhos para o modo noturno, onde é emitida uma iluminação de tom mais “quente” quando se aproxima a hora de dormir, porém, pode ser interessante evitar no geral o uso de telas no período da noite.

 

6 – Estabeleça uma rotina de desacelerar: Criar hábitos como ler um livro e algumas práticas de meditação e respiração, que te ajudem a relaxar e se preparar para o sono, podem ser um passo interessante. A prática de mindfulness mais indicada para quem quer ter uma boa noite de sono é o escaneamento corporal, vamos falar um pouco mais sobre ele?

 

Escaneamento Corporal (Body Scan)

O Escaneamento Corporal (Body Scan) é uma prática de Mindfulness realizada na postura deitada e entre diversos objetivos a prática nos ajuda a tirar o foco dos pensamentos excessivos e trazer consciência para nosso corpo.

Pode parecer algo simples mas estar consciente das sensações do corpo ajuda a “enfraquecer” os pensamentos e preocupações ao equilibrar a balança corpo-mente.

 

A prática envolve um escaneamento consciente pelo nosso próprio corpo – respirando com tranquilidade e calma – e tentando detectar sensações, possíveis tensões e percepções presentes nele, como se fizéssemos uma varredura pelo nosso corpo em busca de nos conectarmos com ele e com o momento presente.

 

Tentar realizar esta prática sozinho pela primeira vez pode ser mais desafiador do que parece, mas posso te ajudar.

Quer receber o áudio de uma prática de escaneamento corporal?

 

É só me mandar uma mensagem abaixo.

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Artigos relacionados